2011

Março

Finalmente mais uma etapa importante foi vencida: a pintura.

Como eu já dissera antes, o Aragem recebeu as cores deste site: Azul Marinho (Navy Blue) no costado dos três cascos, Azul Claro (Azul Antártida) na Cabine e no Convés e Branco na Linha d´Água (uma faixa estreita sob uma outra mais larg
a Laranja).

A faixa mais larga e a Pilot House são pintadas de Laranja, tanto por estética, pois enquadram os dois azuis que se fundem (Céu e Mar), quanto por segurança, tendo em vista o destaque que a cor laranja oferece, sendo adotada internacionalmente com esta finalidade.   

Branco também será o nome Aragem, no costado de cada Flutuador, mais à sua proa, além de uma faixa decorativa sugerindo a ação da brisa sobre o barco, também pintada no costado, parte intermediária, de cada Flutuador.

A seqüência de fotos a seguir mostra o início da pintura e depois o Aragem totalmente pintado. Infelizmente não tenho espaço para enquadrar o barco por inteiro.


Precisei retirar as telhas da lateral direita do galpão. A retranca, embalada, espera para descer o rio, no roteiro fluvial do Aragem.





A Cabine ainda está no Primer (EPA), mas pode-se ver o Azul Claro nas Asas, além do Laranja na Pilot House e na Faixa sobre a linha d´água.


Falta a pintura antifuling ("venenosa"), que será aplicada somente na antevéspera da colocação do Aragem na água.






Onde parece branco --- porque as fotos foram feitas à noite com flash --- é Azul Claro mesmo.




A abertura circular à proa do Flutuador é para uma tampa de inspeção: arejamento para o casco quando o barco estiver fundeado ou atracado.




Nestas fotos dá para ver a textura do anti-derrapante feito com grânulos bem pequenos (lavados e peneirados) de rocha calcária misturados ao EPA e aplicados sobre o convés previamente "desenhado" com fita isolante para pintura.




Concluída a pintura, pude então continuar a montagem das instalações internas, quando até já testei a iluminação com LEDs de alto brilho.

Abaixo, na Sala de Estar/Refeições, uma das raras vezes em que eu não fotografei, mas sim fui fotografado. Aqui, fotografado por minha filha caçula, que aliás me fez uma linda e emocionante homenagem no seu BLOG.  


A luminária retangular com 30 LEDs brancos direciona bem a luz sobre a área que realmente deve ser bem iluminada, deixando uma penumbra adjacente, o que evita ofuscamento.

 
Uma visita muito especial: minha filha caçula. A Ri(ta), do >>>Li-Si-Ri.