2008

Outubro

Continuei o ajustamento das longarinas do convés sobre as Asas e a montagem de peças estruturais internas, como Anteparas das curvaturas das Asas.

Também continuei montando peças do mobiliário. Tudo muito simples, como o armário da Cozinha, composto de nichos onde vão encaixados os utensílios (pratos, jarra, canecas, talheres, etc). 


ABAIXO, FOTOS MOSTRANDO ESTA FASE CONSTRUTIVA
.






Reforçamento e resinamento interno da curvatura da Asa Boreste, vendo-se a Antepara estrutural dasta parte da Asa já fixada, faltando serem abertos os encaixes respectivos para receberem as longarinas.



 

Construindo o armário da Cozinha. Tudo muito simples, conforme nosso gosto pessoal e proposta construtiva. São apenas nichos onde serão encaixados os utensílios (pratos, jarra, talheres, canecas, etc).



Painéis do armário sendo construídos.



 

Aqui, a bancada da Cozinha quase concluída, vendo-se o armário também quase pronto.

CONSTRUINDO UMA PLATAFORMA DE POPA.

Decidi construir uma Plataforma de Popa. Li vários relatos onde a falta de uma estrutura destas criaram situações de difuculdade quando era preciso consertar-se alguma parte do Leme. Não acho que uma simples escada no Espelho de Popa seja muito mais eficiente e menos periclitante do que ficar-se pendurado pelas pernas fazendo algum trabalho no Leme. Uma plataforma dá mais segurança e estabilidade durante o trabalho, além de oferecer ótimo acesso ao barco desde a água com a adição de uma escada basculante.

Veja uma seqüência da construção, mostrando a Base para fixação da Plataforma:    




Na foto acima vê-se a abertura para o sistema de articulação do Leme. 



Nesta, vê-se detalhe da colagem e parafusamento da Base. São usados parafusos sextavados com porcas e ruelas que atravessam a estrutura da Base e os reforços do Espelho de Popa, sendo encapsulados em resina.