2008

Novembro


Este período resumiu-se em continuar a construção da Plataforma de Popa. 


ABAIXO, CONTINUA O PASSO-A-PASSO DA CONSTRUÇÃO
.




Montagem dos painéis na base, usando-se parafusos e, nos chines, o sistema costure e cole. Note o filete arredondando o chine.




Reforço interno dos chines, usando-se emplastos de fibra de vidro saturados de resina epoxy sobre o filete ainda em pega. Usei manta bem fina e tecido grosso (320g/m2) em quatro camadas, nesta ordem: manta-tecido-manta-tecido.




Aqui, o painel que formará o amplo degrau principal da Plataforma, feito em compensado de 10mm. Note o recorte da abertura com 45º para cada lado, cujo formato deixará girar o Leme, com folga, e permitirá que ele seja posto ou retirado por cima, quando for preciso. 




Cortando os reforços do degrau principal da Plataforma.




Plataforma vista de baixo. Do primeiro chine até o fundo, usei compensado de 12mm. Até o primeiro chine, usei compensado de 10mm.



Plataforma vista de cima. As bases já estão fibradas e resinadas internamente, prontas para receberem a colagem do degrau principal.



Aqui o degrau principal sendo reforçado em sua extensão à ré, com adição de mais duas placas de 10mm, formando um plank bastante resistente.




Colando estruturas internas das laterais da Plataforma. Usei conjuntos de duas ripas de 1,2cm por 3,5cm coladas entre si, para conseguir a mesma leve curvatura do costado.




Plataforma vista de cima, com o degrau principal já colado e parafusado em sua base.




Construindo planks de compensado 10mm, para formarem reforços sob o degrau principal.




Planks prontos para shape (forma) e colagem, preenchendo os chines sob o degrau principal da Plataforma.




Laterais da Plataforma resinadas internamente, prontas para receberem um painel de fechamento feito com o mesmo compensado de 10mm. Note a área lixada no canto, onde será colado um reforço interno: uma das bases do púlpito. 



Plataforma com os painéis internos já fixados, agora recebendo um segundo degrau intermediário em cada canto. Fiz os degraus de tábua (freijó) com 20mm de espessura, colando também um plank de 10mm de compensado sobre cada um deles, com a intenção de evitar empenamento (acanoamento) da tábua.


   

Degraus intermediários fixados (cola e parafusos).



Plataforma vista de baixo, pronta para ser laminada.



Plataforma pronta, com uma demão de primer e já emassada por fora.



 
Novo perfil da popa. Compare com o anterior, acima. Acho que ficou melhor. Além de sua utilidade, a Plataforma deu linhas mais suaves ao perfil e o barco ganhou mais dois pés em seu comprimento total. O Aragem agora é um trimarã de 36 pés.





Plataforma vista de cima.