2010

Março

Parei a fibragem da parte superior (pilot house, cabines, castelo de popa e convés) na Pilot House e no reforço desta em sua junção com a Cabine, pois a laminação, tecnicamente, deve descer dobrando sobre as bordas dos flutuadores e da curvatura das Asas. Então primeiramente eu deveria reforçar as emendas e laminar na parte inferior das Asas, dobrando na quina da curvatura sobre o convés.

Abaixo, trabalhando na Asa de Boreste. Aspecto do reforçamento e laminação naquelas áreas.



Não usei fitas (tapes) fabricadas. Usando a serra de disco, cortei um rolo de tecido formando carreteis com 4, 6 e 10 polegadas. 

Continuei a construção dos tanques de diesel pelo reforçamento/laminação do seu interior. Laminei com manta gramatura 350g/m2 (duas camadas sobrepostas) intercalando com reforçamento nas quinas feito com fitas de tecido (duas camadas sobrepostas) com a gramatura 130g/m2, exceto no tanque superior, na emenda do chanfrado com a lateral menor, que recebeu tecido de maior gramatura.

Uma última camada de tecido (130g/m2) foi saturada sobre toda a superfície laminada dos tanques para dar textura menos rugosa, evitando depois lixar a manta. 


Tanque superior laminado. Reforcei a lateral mais extensa com uma longarina longitudinal. A junção do chanfrado com a lateral menos extensa foi reforçada com maior número de fitas em tecido de maior gramatura.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Tanque inferior laminado.



Também laminei o interior do Tanque Sanitário (Holding Tank), usando o mesmo processo dos Tanques de Diesel.