2010

Fevereiro

Iniciei a fibragem da parte superior (pilot house, cabines, castelo de popa e convés), começando pela Pilot House., com o reforço desta em sua junção com a Cabine. Como eu disse anteriormente, optei por uma estrutura integrada e definitiva, semelhante à que se vê nos clássicos motorsailors, ao invés do popular bimini ou dodger removíveis. Acho que oferece mais segurança e conforto numa situação de mau tempo. 

Abaixo, aspecto da Pilot House totalmente fibrada. Usei tecido fino, de gramatura 130, mas não o processo "peel ply" simples usado no Casco Principal e nos Flutuadores, onde usei gramatura maior (320). É que a textura do peel ply para uma gramatura fina deve ser correspondentemente delgada, para não reter uma quantidade excessiva de resina secando o tecido e comprometendo a fibragem. Não achei um tecido na  textura ideal. Então desisti do peel ply e parti para o sistema usual, mas sem usar um véu de sacrifício; apenas uma boa segunda demão de resina, para forrar um leve lixamento prévio à aplicação do primer (Galverette).     



Continuei a construção dos tanques de diesel, que são vistos a seguir, sobrepostos como ficarão em seu nicho. Estão prontos para o reforçamento interno e externo.


Vê-se que o tanque superior é chanfrado, deixando espaço para o pescador e a tomada de combustível, que ficam no tanque inferior.


Terminei a Mesa de Estar/Refeições, que foi devidamente montada em seu lugar. Com isto resta concluído também este ambiente nobre do barco, não por acaso situado no "Castelo de Popa".

Nobreza, como visto, apenas sentimental. É tudo muito simples, despojado, mas sem deixar de ser funcional e convidativo.








Aqui vê-se a lateral da mesa rebaixada e a bancada dobrada para cima, dando acesso ao vestíbulo do Banheiro de Popa.