2010

Janeiro

Continuando as pequenas (?) construções, comecei a construir um Holding Tank. Trata-se de um dispositivo que, além de ser exigido por norma em alguns lugares, termina sendo uma exigência própria, resultando em maior conforto a bordo, menor constrangimento para a tripulação, postura ambiental correta, segurança e higiene para todos que utilizem o entorno da embarcação, para trabalho ou lazer.   

O Holding Tank ficará preso sob o assoalho da Cabine de Proa e servirá ao banheiro de proa. Sua capacidade será em torno de 120 litros. Acho uma capacidade razoável, considerando que apenas será utilizado enquanto o barco estiver atracado ou fundeado. Em mar aberto, um registro de desvio (Y) fará com que não se utilize o Holding Tank.   

O banheiro de popa não terá Holding Tank e só será usado em mar aberto.

Decidi fazer o Holding Tank em compensado de 12mm, formando uma estrutura previamente colada, filetada e fibrada (por dentro e por fora). É um processo de construção fácil, mas robusto e seguro, além de sair bem mais barato do que mandar fazer um tanque de inox nas mesmas dimensões. 

Iniciei também a construção dos tanques de diesel (dois), com o mesmo material e seguindo o mesmo processo construtivo. 

As fotos a seguir mostram o andamento das construções.



Esta, mostra como desenhei as peças do Holding Tank, usando uma Suta para definir os ângulos, já que o tanque terá o formato do casco.





Aqui vê-se o interior do tanque já com o prévio colamento dos painéis.




Esta outra mostra a colagem do reforço das bordas (sarrafos de 3,5cm), onde será colado o tampo superior do tanque.






O primeiro tanque de diesel sendo construido. Terá uma capacidade em torno de 77 litros.






O tanque visto de outro ângulo.






Interior do tanque.





Percebe-se que há um pequeno reservatório sobressaindo ao fundo do tanque. Ele servirá para depósito e drenagem dos sedimentos do combustível. Um tubo "pescador", onde poderá ser adaptada uma bombinha de sucção, irá até próximo ao fundo do reservatório, possibilitando a drenagem. 





O interior do tanque, mostrando o reservatório por dentro.



Ajustado o primeiro tanque ao seu local (no espaço do casco sob o Cockpit, a bombordo), achei melhor montar um protótipo em isopor, nas dimensões reais do segundo tanque (que será sobreposto ao primeiro), a fim de ajustá-la ao local do tanque real.

O segundo tanque, a ser construido com o mesmo material e seguindo o mesmo processo que o primeiro, terá uma capacidade em torno de 180 litros. Terei no total 250 litros, eventualmente podendo chegar fácil aos 300 litros com a colocação de um terceiro tanque reserva.

Seguem imagens do protótipo.

 









Ajustando os tanques de combustível. Aqui os dois tanques (um deles ainda em protótipo) colocados sobrepostos em seu nicho sob o Cockpit, a bombordo.



O primeiro tanque de diesel pronto para ser fibrado.



Note o reservatório de impurezas sobressaindo ao fundo do tanque.



Segundo tanque de diesel sendo construindo.



Note que também terá um reservatório de impurezas sobressaindo ao fundo do tanque.



Ainda atacando as construções internas, reiniciei a construção da Mesa de Estar/Refeições, cujo tampo, perna e braço eu já havia aprontado. O tampo é dividido em duas bandas, sendo uma delas dobrável para permitir o acesso ao banheiro de popa. Uma das bandas, a mais larga, é fixada com parafusos ao braço da mesa e à antepara divisória do Banheiro de Popa, onde é permanentemente fixa a perna da mesa. Este arranjo permite que o conjunto seja todo retirado a qualquer tempo, abrindo espaço para manutenção no espaço das baterias sob o assoalho.

Abaixo pode-se ver o processo construtivo deste arranjo também imaginado e criado por mim, visando aproveitar mais espaços habitáveis no Castelo de Popa. Em ambas as fotos vê-se a parte de baixo dos tampos.



Fixando o tampo ao braço da mesa. Ao mesmo tempo está sendo fixada também uma base para a dobradiça piano.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 
 
Fixando a base da dobradiça à outra banda (a dobrável) da mesa.