2008

Março

O tempo chuvoso atrasou um pouco a construção. Não me atrevo a laminar ou fazer colagens nestas condições, com a umidade do ar lá em cima. Mesmo assim houve progresso. Veja a seguir: 


O Aragem terá gaiútas de escape sob as Asas (embora eu espere jamais precisar delas para uma emergência).

Serão três gaiútas na Asa de bombordo (uma delas para a balsa inflável) e uma
na Asa de boreste.

O projeto prevê apenas aberturas de escape levemente fibradas, fáceis de serem abertas com algum esforço,
numa situação difícil. 

Resolvi fazê-las permanentes, abrindo-se e fechando-se a qualquer momento, mas também servindo para ventilação quando as gaiútas do convés tiverem que ficar fechadas.

Também fiel à proposta de um modelo rústico e despojado, optei por fazer as gaiútas integradas ao próprio barco, em vez de comprá-las feitas, caríssimas e nem sempre eficazes, a julgar pelos inúmeros relatos de infiltração.

As gaiútas de escape/ventilação ficarão sob os assoalhos dos beliches, onde haverá as aberturas de acesso com
tampos removíveis (acompanhe
a construção).

O formato interno das Asas deixará
dutos sob o assoalho dos beliches por onde passará ventilação para o interior
do barco.    







Seqüência de imagens da construção das gaiútas, mostrando a colagem de reforços internos das bases, onde haverá maior pressão, pois ali serão fixadas as dobradiças, os trincos e os reguladores de abertura das tampas.   











Também neste período, prossegui com o acabamento interno do barco.

A seguir, imagens da construção dos assoalhos permanentes (fixos) localizados sob o Cockpit, na seção intermediária do casco (onde assentará o mastro), deixando livre a abertura da Caixa de Bolina.





As fotos mostram o resinamento da face inferior de cada assoalho. A parte superior (subfloor) já foi fibrada, com tecido 130g/m2.

Sobre este "sub-piso" cairá alguma água que eventualmente embarque no Cockpit, sendo ali recolhida e desembarcada por aberturas laterais a serem feitas no Casco Principal.  
Anterior Início Próximo