2008

Maio


Continuo o ACABAMENTO INTERNO.



Parte (face inferior), do assoalho do beliche simples de proa, lado bombordo. Sobre o resinamento, apliquei duas demãos de EPA (da International), sendo a primeira demão ainda com a resina em processo final de cura (evita a prévia aplicação de Galverette). Este procedimento vale apenas para revestimento interior. Não é garantido em áreas exteriores.   



Face superior da mesma parte do assoalho com as longarinas ("esperas") onde serão fixados os painéis correspondentes do Cockpit (encosto e assento). O encosto fecha a Cabine respectiva.   


Também adiantei a montagem do convés nas seções de proa até o painel frontal da Cabine.




Curvatura da Asa de bombordo já resinada, vendo-se: os reforços internos das ligações Asa / Casco Principal
(emplastos saturados de manta-tecido-resina); os encaixes das longarinas do convés; e as aberturas de inspeção.

Os espaços internos das Curvaturas servem de armazenamento. Alguns construtores fazem-nos totalmente abertos, recortando o Casco Principal entre as longarinas. Preferi deixá-los fechados, formando compartimentos estanques dotados de aberturas e tampas de inspeção, pois adicionam grandes volumes de flutuação sem retirar a capacidade de armazenamento.





Visando facilitar a manutenção dos compartimentos, decidi pintá-los de branco. Usei, sucessivamente, GalveretteEPA, (da International), uma demão de cada. 

ULTIMAMENTE TENHO USADO BASTANTE  A BANCADA DE DISCO.



 
Confecionando longarinas do convés de proa.



Após cortado os ângulos (no disco de vídia), amaciei as longarinas usando a lixadeira com um mini-disco caseiro (de lixa nº. 120 colada em papelão corrugado). Em seguida, "matei" as quinas com uma grosa e dei três mãos de lixa, usando sucessivamente lixa de taco e folhas de nºs. 80 e 120.

Segundo o projeto, estas duas longarinas, laterais à longarina central (king plank), deveriam ser duas: uma estreita, de 3/8" por 1.1/4", de quina, espaçada em 12" do meio da central; e uma outra mais larga, de 3/8" por 2.1/2", espaçada do meio da central (que mede 4" por 3/8") em 17.3/4". Portanto, demasiado próximas uma da outra, servindo --- as longarinas estreitas --- para receber as bases longitudinais da gaiuta do banheiro. 

Resolvi eliminar as duas longarinas estreitas e trazer as mais largas para seu lugar, conservando a mesma distância da central. As bases da gaiuta serão coladas e parafusadas da mesma forma. Nenhum prejuízo estrutural ou estético, mas a vantagem de eliminar as duas estruturas mais proeminentes no já rebaixado pé direito do banheiro.     


RESINAMENTO E PINTURA DO CONVÉS DE PROA.

Confecionados e resinados os painéis do convés (isolando as áreas de colagem).







Seguindo a proposta de clarear os compartimentos estanques, pintei de branco as partes dos painéis correspondentes. Usei apenas EPA, duas demãos --- a primeira com a resina ainda em cura (já tocável sem grudar), evitando a necessidade de usar Galverette.





 FECHAMENTO DO CONVÉS.



Colados os painéis das seções de proa e encontro das Asas com o Casco Principal, no mesmo sistema de colagem usado para todos os painéis do barco: pregos e tariscas de compensado que, após a cura, serão substuídos por parafusos encapsulados com resina.



A proa terá uma larga plataforma de formato mais ou menos retilíneo, lembrando as linhas dos barcos chineses.



Fugindo ao modelo usual, o púlpito de proa do Aragem será em forma de "U", como sua plataforma. Mas não será preso à própria plataforma e sim às laterais da borda do Casco. Acho que estas soluções oferecem maior mobilidade por toda a extensão do convés até a proa.

Observe também as aberturas da gaiúta (sobre o banheiro de proa) e do acesso ao "porta-amarras" (paiól de proa), mais a vante. A parte da viga central (king plank) vista na abertura da gaiúta será retirada após a cura das colagens.



Fechando o convés, por toda a proa e inclusive plataforma, haverá uma "aba" (extensão do convés) reforçada com compensado de 3/4".

Abaixo, com encaixe já recortado, a peça de compensado que irá reforçar a plataforma. Servirá ainda de reforço para a Roda de Proa, que ficará encaixada. 


CHEGOU O MOTOR (YANMAR 3YM30G).

Ecologicamente concebido e produzido segundo as normas de emissão vigentes na Europa e nos EUA.







Anterior Início Próximo