2011

Julho/Outubro




Eixo devidamente instalado. 




Ainda sobre o item Eixo/Hélice, veja detalhe do Acoplamento Elástico, onde vê-se também a Mufla Central do Escapamento (vertical articulada da Vetus).




Não achei dobradiças ajustáveis às tampas e gaiútas que desenvolvi. O jeito foi desenhar e mandar fazê-las, usando tarugos e 1/2" e barra de 1/8" com 3,5cm de largura.




Como ficarão as dobradiças na tampa.


 

Ajustando dobradiças já acabadas e perfuradas. Serão parafusadas nas partes reforçadas das tampas.


Furos na parte superior da tampa. Eles foram escareados e serão resinados antes da colocação das dobradiças. O escareado na borda dos furos (de 1/4") garantirá preenchimento e maior vedação do Sikaflex.


Na resenha anterior (Abril-Junho/2011), falei sobre o Tanque Sanitário (Holding-Tank) escolhido para o Aragem, descrevendo-lhe o funcionamento e mostrando foto explicativa do sistema.

Agora, mostro-o já instalado e integrado ao sistema de esgotamento sanitário do barco.

Falei também sobre o sistema de ventilação do tanque, quando mencionei a possibilidade de usar um mini-compressor ou bombeamento alternativo.

Os dois sistemas, um gasta energia elétrica (o compressor) e o outro (bomba movida a onda, por exemplo) parece complicado.

Achei algo mais simples e barato. É um sistema de venturi, aproveitando a pressão do ar sobre a proa da embarcação, já que esta, a maior parte do tempo, deverá estar mais ou menos filada ao vento, senão perpendincular ou diagonal a ele. Nestas condições, tal como acontece com as velas, haverá sempre um sistema de alta pressão sobre um bordo e de baixa pressão no bordo oposto. O sistema de baixa pressão, neste bordo, a sotavento, agirá como um venturi, sugando o ar que, em ciclo constante, vai sendo injetado no bordo oposto, a barlavento, garantindo aeração ao tanque. 
 

Eis o Tanque Sanitário, já devidamente preso sob o travessão dos assoalhos, vendo-se as duas mangueiras de ventilação, que vão sair na proa, uma em cada bordo.


Outros itens foram também finalizados, caso da instalação hidráulica e dos tanques de combustível, com a integração destes ao motor. Veja nas fotos abaixo:

Abastecimento dos tanques de água doce, com tomada de água a boreste, no teto da Cabine Principal. Estou estudando uma forma de prender a mangueira.






Banheiro de popa concluído, vendo-se a pia e sua bomba de pedal já instaladas. Ao fundo, detalhe do escapamento.


Também a pia da Cozinha foi instalada com sua respectiva bomba de pedal para água salgada. Falta a torneira de água doce (para enxaguamento de louças), cuja implantação fará parte da instalação elétrica, visto ser alimentada por uma pequena bomba de passagem.




Outra parte praticamente finalizada: a instalação dos tanques de combustível e sua integração ao motor. Falta só instalar os dois pescadores para limpeza (um em cada tanque). 


O motor em seu nicho, pronto para funcionar tão logo seja concluída a instalação elétrica.


INSTALANDO BOMBAS DE PORÃO.

Tive que fazer adaptações na bomba de porão principal, pois com sua grelha original ela não caberia no espaço possível de ser colocada no compartimento do motor (parte mais profunda alagável). Retirei a grelha e em seu lugar usei uma conexão de pvc que é também uma grelha para final de esgotamento pluvial de 100mm. Veja abaixo.






Serrei uma extensão da grelha, a fim de que ela pudesse encaixar-se no corpo da bomba.


Também visando o encaixe perfeito das peças, coloquei um espaçador (tira de borracha nitrílica) por dentro da nova grelha, que  amortecerá vibrações quando de eventual  funcionamento da bomba.



Nova grelha encaixada.



A nova grelha sendo presa com abraçadeiras plásticas.



Bomba de porão principal no lugar. Falta implantar o circuito elétrico.



Instaei a segunda bomba de porão no compartimento das baterias, onde ficam o selo mecânico e as tomadas de água para o banheiro de popa. Falta implementar o circuito elétrico. 



CONSTRUINDO O PAINEL ELÉTRICO


Iniciei a construção do Painel Elétrico.



Móvel (armário-painel) sendo fixado na Cabine Principal, próximo à prancha de navegação, com fundo para o móvel da Máquina de Leme.




Móvel do painel elétrico concluído, pronto para sua montagem.




Construindo um barramento de terminais, usando uma barra chata de cobre estanhado.
 




Usando tarugo de nylon para fazer os isoladores do barramento. Desculpem a bagunça, não sobra tempo para uma arrumadinha.




Isoladores prontos.




Peça de barramento concluída. Serão duas barras de terminais: esta maior para terminais negativos e outra menor para terminais positivos.