2006

Janeiro/Fevereiro

Colados os dois primeiros grupos de painéis (lateral e fundo) do lado inboard, à proa.

Igual ao primeiro flutuador, são usados pregos comuns (ripais) com tariscas de compensado, que ficam ali até a cura da colagem e o parafusamento.
Prossegue o resinamento interno do flutuador de bombordo (já laminado por fora) e a colagem das emendas dos chines. Estas emendas são feitas sobrepondo-se quatro camadas de tecido gramatura 320g/m2, saturadas uma a uma com resina epoxy.

Concluído o resinamento interno e a colagem das emendas dos chines no lado inboard do flutuador de bombordo, foi o mesmo virado para seu outro lado, a fim de prosseguirem o resinamento interno e as emendas dos chines.

Flutuador de bombordo totalmente resinado internamente e com todas as emendas de chines concluídas.
Flutuador de boreste totalmente fechado. Após o parafusamento dos painéis, o casco será afagado (shaped) e retirado do gabarito, para receber a laminação externa.
Sarrafeadas e aplainadas as peças para a Caixa de Bolina.

Já inicio a construção desta parte do barco, pois é a partir da caixa de bolina, fixada às anteparas 5, 6 e 7, que começa a montagem do casco principal. A idéia é estar com a caixa de bolina pronta para ser fixada ao gabarito quando deste for retirado o flutuador de boreste, para então iniciar-se a montagem do casco principal. 
Feitas as marcações nas duas folhas de compensado que formarão as laterais da caixa de bolina.
Continuei a montagem da Caixa de Bolina.

Em sua parte mais alta, ela excede a largura da folha de compensado. Precisei emendá-la com uma tira do mesmo compensado, fixando as peças tope a tope. 

Disposição dos reforços e apoios de assoalho na lateral da Caixa de Bolina, com o reforço de sua abertura já colado e aparafusado desde a face interna da lateral, como aconteceria com as demais peças.

Prossegui na construção da Caixa de Bolina.

Aqui, uma das laterais (boreste) com sua face externa quase concluída. 

A face interna devidamente fibrada com uma camada de tecido 320g/m2 mais uma demão final de resina.

Seguindo este processo, a Caixa estaria pronta ao ser fechada, com suas partes aparentes resinadas. Estariam integradas: 
a antepara 6 (v. a ranhura vertical para colagem de sua metade boreste) e as paredes dos tanques de água potável (fibradas com manta 400g/m2, duas camadas).

Também oam deixadas as ranhuras horizontais para colagem do sub-piso (um piso abaixo do cockpit).

O projeto original prevê a feitura de nichos entre as anteparas 5, 6 e 7, para colocação de tanques flexíveis. Mas decidi fazer os tanques integrados ao casco. Acho de mais fácil controle e manutenção, além de mais seguros.

O ponto fraco seriam os dois tanques entre as anteparas 5 e 6 (de vante para ré), visto localizar-se ali o eixo da bolina, montado com buchas-flanges uma altura abaixo da linha d`água.

As buchas-flanges são realmente pontos vulneráveis. Elas precisam ser muito bem instaladas. Havendo infiltração, toda a água do tanque correspondente será contaminada. Então, separei os tanques logo após os reforços das buchas-flanges. Além de espaços para manutenção do sistema de eixo da bolina, isolados dos demais tanques, são mais duas reservas de água disponíveis e mais um reforço estrutural para a base do mastro e para o sistema de eixo da bolina.

Buchas-flanges (ao lado), torneadas em Delrin ("Acetal"). Exceto os "caps", que serão de PVC da melhor marca.     

Aproveitei o Carnaval para descansar um pouco. Aí fui fazer um trabalho mais leve: riscar as anteparas do Casco Principal nas chapas de compensado. Sempre usando os moldes em papelão.

Como eu já calculara (e o material que adquiri ao início está batendo à risca), o nosso compensado (1,60m por 2,20m) tem um formato bem melhor aproveitável no projeto do que o padrão americano, 4" x 8".

Uma só chapa do nosso compensado dá para fazer uma antepara e mais a metade de outra (algumas são coláveis), chegando mesmo a dar duas no caso das anteparas 2 e 3.

Assim, acredito que ao final terei economia de compensado.

Marco

Concluída a montagem das laterais da Caixa de Bolina.

As faces internas foram fibradas com uma camada de tecido 320g/m2, pelo sistema de depilação (peel-ply), e aplicada uma demão final de resina.

Observam-se os orifícios por onde passarão as buchas-flanges.

Aqui, as faces externas das laterais da Caixa de Bolina.
Recortadas as anteparas 5 e 7. Junto com a antepara 6, servirão de suporte à Caixa de Bolina. 

 

Coladas as golas da antepara 7. Também foram coladas as duas partes da antepara 2 (feitas com aproveitamento de partes da mesma chapa de onde foi recortada a antepara 3) e riscada a antepara 4.    
Coladas as golas da antepara 5. Também foi quase totalmente afagado (shaped) o flutuador de boreste, faltando apenas parte da quilha próxima à proa. Trabalho realizado com lixadeira de disco rígido.   
Continuaram os trabalhos de colagem, fibragem (das laterais dos tanques) e resinamento das anteparas 5 e 7.

Também foi riscada, recortada e emendada a roda de proa do Casco Principal.  Ao lado, anteparas 1, 2, 3 (apenas recortadas) e roda de proa.

Concluídos os trabalhos de colagem e de fibragem das laterais da Caixa de Bolina, onde já vão fixadas as duas metades respectivas da antepara 6. 
Caixa de Bolina concluída e pronta para ser colocada no gabarito, dando-se início à montagem do Casco Principal.
Para a montagem do Casco Principal fiz feito um novo nível permanente.

Abril

Finalmente iniciei a montagem do Casco Principal, com a colocação da Caixa de Bolina no gabarito, onde ela é fixada (com cola e parafusos) às anteparas 5 e 7.

Esta é realmente a parte central do barco, por onde optei começar a sua montagem.

Sobre a Caixa de Bolina estará o cockpit, onde será assentado o mastro, em sua metade anterior e através do assoalho.

As faces anterior e posterior da Caixa de Bolina é que demarcarão os dois acessos ao interior do barco, com suas escadinhas apoiadas às anteparas 5 e 7.

 

 

Colei os reforços da antepara 2.
Concluí as anteparas 1 e 2, após devidamente reforçadas, lixadas e resinadas.

Roda de proa fixada no gabarito, presa às anteparas 1 e 2. Também foi concluído o resinamento da antepara 3 e a antepara 4 ficou preparada para receber o resinamento (colados os reforços e devidamente lixada).
Concluído o resinamento da antepara 4.

A antepara 3 foi colocada no gabarito. Para fixar as anteparas, são cuidadosamente verificados o nível, o prumo e o centro de cada uma delas em relação ao gabarito.

Antepara 8 sendo preparada para montagem (reforços recortados).

 

Colando os reforços da antepara 9.

 

Maio

Concluídas as anteparas 8, 9 e 10. As duas primeiras (8 e 9) foram colocadas no gabarito.

Abaixo, a antepara 10. Dei o shape (afago) com a lixadeira de corte (lixa nº. 16).

 

Preparei as longarinas de estrutura do casco. Oito pares ao todo, sendo seis de 3/4" X 1-1/4", um de 1" X 3" (esta para fixação das "asas") e um último par de 1" X 1-1/4", à borda do casco e base do convés.

Como sempre, as longarinas foram sarrafeadas a partir de tábuas longas (mais ou menos 6 a 7 metros), para terem apenas uma emenda.

Também iniciei o preparo das longarinas para serem coladas.

Primeiro retirei os cantos no lado virado para o interior do casco. Não usei fresa (nem a tenho), porque não quero um ângulo maior.

Experimentei numa longarina. Mandei passar na fresa com a menor curva possível. Ficou uma droga! Cheia de ondulações, devido à extensão da longarina. Desisti.

Então, seria tudo manual mesmo. 

Com a lixadeira de corte, fui matando levemente os cantos que ficam para o interior do casco. Depois, com uma lixadeira manual, completei a pequena curvatura. E, com lixa fina, amaciei tudo. Por último fiz os chanfros e a própria colagem.

Essa lixadeira (ao lado), onde adaptei um disco de lixa rígido, uso para fazer todos os shapes e até chanfros, com muita precisão. Notar as longarinas já escanteadas.

Esqueci de mencionar, mas faço agora. A partir da Caixa de Bolina, o peso do trabalho - literal e figurativamente - começou a superar minha expectativa. Por outro lado, o andamento da obra passou a projetar uma duração além do previsto, pois muito do meu tempo era ocupado em tarefas que eu poderia muito bem confiar a alguém, como parafusar ou simplesmente lixar e até, de vez em quando, dar uma limpeza geral no galpão. Então, resolvi antecipar a contratação de um auxiliar, o que era previsto somente para a partir da construção das anteparas-travessões e interligação dos cascos.

Antepara 10 colocada no gabarito.

Com todas as suas anteparas no lugar, o Casco principal começou a tomar forma.
Continuei os trabalhos de preparação das longarinas, marcação e abertura dos encaixes respectivos nas anteparas.

Aqui, marcando os encaixes para as longarinas intermediárias entre a longarina da "asa" (wing stringer) e as do chine.

Além de continuar preparando as longarinas, fiz a colagem do maciço de proa, um plank feito com chapas de madeira (duas de 3/4") e compensado (uma de 3/8").
Colado o maciço de proa, continuei a marcação e abertura dos encaixes respectivos nas anteparas.
Colando as longarinas, uma vez arredondados os seus cantos.

 

 

Junho

Concluí os trabalhos de colagem das longarinas e sua fixação na estrutura do casco, após ajuste dos encaixes respectivos. Passo seguinte: colocação de reforços na roda de proa e lixamento de todas as partes a serem resinadas.

Colei os reforços da roda de proa e dei, a esta seção, o shape correspondente. O shape em toda a parte externa da estrutura do casco (a fim de receber os painéis devidamente bem apoiados) apenas seria dado após o resinamento interno das longarinas e da roda de proa.

Também foram concluídos os trabalhos de lixamento das longarinas.

Concluí o shape da estrutura e iniciei a marcação e recorte dos painéis, para o resinamento interno.

O processo usado nos flutuadores seria repetido. Os painéis serão resinados na posição horizontal, a fim de se evitarem os escorrimentos de resina e as conseqüentes lixadas e mais lixadas adicionais.


Julho

Continuaram os trabalhos de preparação dos painéis para colagem na estrutura do Casco Principal.

Ao lado, alguns painéis do costado sendo resinados.

Painéis do costado sendo colados. Usei o mesmo processo dos flutuadores: uma vez distribuída a cola pela estrutura, os painéis são cuidadosamente fixados sobre ela com pregos comuns.

Devido à progressiva cura da cola, não há tempo para ir logo aparafusando, pois cada painel leva uma média de cem parafusos. Então, eu vou pregando enquanto o auxiliar vai escorando internamente as longarinas para receberem as marteladas.

Depois, com espátulas, vamos retirando os excessos de cola. Exceto nos locais das emendas (cabeças de painéis e quinas), onde deixo a cola endurecer e somente depois são retirados os excessos. Dá menos trabalho do que lixar a cola impregnada, se retirada antes com uma espátula.

O resultado pode ser visto nas fotos abaixo.  

As emendas são feitas com chapas de compensado da mesma espessura dos painéis. Abrangem toda a área não resinada (exceto uma estreita margem para os filetes) e são parafusadas de dentro para fora, com as cabeças dos parafusos embutidas.

Notar que os blocos de emenda serão colados à antepara e às longarinas adjacentes, onde são "arrematados" com filetes.

Este "arremate", creio eu, representa um reforço a mais na estrutura, além de me parecer melhor, esteticamente.     

Nada contra a preferência pelos revestimentos, mas acho de ótimo aspecto o interior apenas resinado, sem pintura.

É bem ao meu gosto, que pretendo deixá-lo assim, ao natural, mostrando toda a rusticidade da madeira.

Proteção contra as intempéries? Esmere-se em manutenção e arejamento.

Agosto

Durante este mês, atribuições de outra ordem deixaram-se bastante ocupado, de modo que os trabalhos de construção do Aragem sofreram descontinuidade.

Assim, a previsão de que eu fecharia os três cascos até julho, completando dois anos do início da construção, foi adiada para o mês de agosto. Pelo visto, mais uma vez se adiará, pois já estamos em meados do mês.

Não farei previsão. Vou levando o barco devagar, para levá-lo sempre.

De qualquer forma, eis as fotos de como consegui deixá-lo.

Ao lado, os painéis da lateral de bombordo já foram recortadas e estão assentadas na estrutura. Eles serão marcados internamente e depois retirados, para aplicação da resina.

Ao lado, aspecto dos painéis do costado de boreste já colados.

Setembro

Retomado o "ritmo" da construção. Mas, como havia quase parado durante o mês de agosto, deixei um pouco de lado o Casco Principal e fui terminar o flutuador de boreste.

O interior do casco ficou pronto. Resinado e feitas as colagens dos chines, faltava ser laminado. Resolvi eu mesmo laminar, e não terceirizar como fiz com o primeiro.

Usei o mesmo processo de laminação usado no outro flutuador: "peel ply" manual (sem bomba de vácuo) sobre uma só camada de tecido bidirecional de gramatura 320g/m2.

Ao lado e abaixo, fotos mostrando o início da laminação. 

O tecido bem estendido e recortado, receberia com o casco na posição mais horizontal possível, evitando escorrimento e garantindo maior absorção.

Notar a linha de centro estendida. 

Trata-se de providência indispensável ao trabalhar-se nos flutuadores que, devido à sua extensão e o porte delgado, podem curvar-se um pouco (uma lança mínima) quando na posição horizontal.     

A estreita faixa sem laminação deixada à borda, além de adequar-se ao aproveitamento do tecido (1,30m de largura), serviria também para receber a dobra do tecido quando da laminação do convés.

Aqui o flutuador já laminado.

Outubro

Uma vez retomados os trabalhos no Casco Principal, concluí a colagem das laterais do fundo. Assim, todo o costado foi colado.

Também recortei os painéis do fundo. Alguns deles podem ser vistos na foto à direita, apoiados na folha de compensado.

Colado e aparafusado o painel do fundo.

À direita, o delgado perfil do Casco Principal, de cujo fundo ressalta a extremidade da Caixa de Bolina.

Como curiosidade da foto, compare-se a minúscula proporção do Li-Si-Ri-II.        

Concluí a construção da Mini-quilha, que vai encaixada na extreminade da Caixa de Bolina (v. foto acima). 

Novembro/Dezembro

Final de ano. Bateu uma ansiedade para completar dois anos e meio de construção com a primeira fase construtiva (montagem dos cascos) totalmente concluída, inclusive a laminação.

Porém, não foi possível ainda laminar o Casco Principal, pois, como dito antes, eu resolvera alterar o projeto e fazer os tanques de água integrados ao casco (o projeto prevê bolsões flexíveis de água dentro dos compartimentos do porão).

De início parecera fácil e rápido fazer a integração, como fui fazendo, já incorporando partes dos tanques, devidamente laminadas, às anteparas e Caixa de Bolina.

Até aí, foi tudo bem. Correu fácil e rápido, como era esperado. Começou a ficar mais complexo, exigindo um grau maior de demandas e cuidados, com a inclusão dos apoios para as tampas dos tanques, fixados às  interseções dos chines e longarinas adjacentes. Em seguida, com a colagem das "mini-anteparas" dividindo os tanques (previamente laminadas) e, depois da cura, com a colagem e laminação, em cada um dos lados das "mini-anteparas, de bases para apoios das tampas do tanque. Finalmente, com a laminação no fundo e nas paredes do boton (estas não laminadas previamente devido à curvatura do casco), sendo ainda obrigatória, por estruturais, a fixação das próprias tampas, com sua colagem, parafusamento e filetagem interna, antes do tombamento do casco para a laminação. Um verdeiro passo-a-passo, cada trabalho dependendo da consolidação do anterior.

Compensa, porém, saber que muito da terceira fase (acabamentos interno e externo) já foi incluído nesta primeira, com os três cascos internamente concluídos.

Enfim, foi um outro período durante o qual, até meados de dezembro, não me sobrou tempo algum para organizar um "log" mais detalhado desta fase  construtiva.

Resumindo:

Construi a Mini-quilha e a colei no lugar. Aparafusei todo o Casco Principal, após retirar os pregos e tariscas que sustentaram a colagem. Encapsulei todos os parafusos. Por último, dei o shape ("afaguei" o casco), deixando-o pronto para ser laminado, e coloquei as saídas dos tanques de água (tubos inox de 1/2").

No entanto, alguns detalhes construtivos deviam ainda ser implementados antes do tombamento do casco para a laminação, conforme descrito acima.

A seguir, algumas fotos destes eventos construtivos.


Aqui, as saídas dos tanques de água de devante. Pode-se ver uma das emendas dos painéis do fundo (notar o encapsulamento dos parafusos) e parte dos chines adjacentes. Vêem-se áreas ainda sem o acabamento, que constará de uma pequena lixada, com lixas de grão fino, e rápida demão de resina, com o pincel quase seco.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saída de um dos tanques de boreste, a ré.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saída do outro tanque de bombordo, a ré.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aspecto do interior de um dos tanques. Notar as partes ainda sem laminação.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outro detalhe do interior de um dos tanques.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Interior dos dois tanques de bombordo, o fundo ainda por laminar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Interior do tanque de boreste, a ré, parcialmente laminado. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tanques de BB já laminados, prontos para receberem sua tampa.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Tampas dos tanques de água prontas para serem coladas e aparafusadas. Numa delas, a de cima, pode ser visto o "escareado" para filetagem (feito com mini-retífica).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tampa dos tanques de BB já colada e filetada internamente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tampas dos tanques vistas da cabine de devante. A de boreste ainda não está colada, pois falta completar a laminação interna do tanque. Foi apenas aparafusada enquanto dá-se o tombamento do casco e sua laminação. Pulei a laminação daqueles tanques, priorizando a laminação do casco, para aproveitar meu período de férias em janeiro.   

 

Anterior

Início

Próximo



Página Principal