2010

Agosto

Continuei com o serviço das ferragens, desta feita trabalhando nas ferragens do Leme.




Aqui vê-se o quadrante do Leme já construído e montado provisoriamente, apenas para apresentação. Falta concluir o processo de polimento.

 


Nesta, estou formando a parte móvel de uma das dobradiças do Leme. A chapa 3/16" de inox 316 sendo dobrada no torno com ajuda de um tubo de aço. O projeto pede barra de 1/8", mas decidi usar uma de maior espessura.





Nesta foto, a peça previamente dobrada ao meio é agora ajustada em sua abertura com auxílio de um pedaço de tubo na bitola apropriada e de uma garra "C".


Ainda avançando rumo à colocação do Leme, colei o Skeg (Patilhão), que é peça integrante do sistema, onde é fixada uma das ferragens do Leme, em sua parte inferior.


  
Aqui vê-se o Skeg firmemente colado ao fundo do Casco, através de espesso filete e emplasto de tecido saturado com resina. Na parte inferior da peça, os orifícios para colocação da ferragem.





Skeg atravessa o Casco, onde é colado também internamente, no fundo e no Espelho de Popa, usando-se o mesmo sistema de colagem descrito acima. 


Também continuei a construção das Gaiútas de Entrada, que dão acesso às acomodações de devante e de ré, onde mais uma vez optei por uma versão construtiva pessoal. A Gaiúta de devante seguirá o mesmo processo construtivo.  



As peças de fechamento (trilhos) das Gaiútas são de madeira, reforçadas com fibra em sua borda inferior e parafusos internos mais ou menos a cada 4" (~ 10cm).

 


Aqui um aspecto dos trilhos (superior e frontal) já fixados.





Tubos de PVC serviram para formar filetes internos (que ajudam no reforço e na conservação das peças) onde não havia espaço para usar-se uma espátula. Os tubos devem ficar muito bem ajustados para os filetes não extravasarem.
  



As Gaiútas usarão um sistema de fechamento por "guilhotinas" encaixadas e sobrepostas. São três peças leves, fácil e rapidamente manuseáveis e removíveis, tanto por fora quanto por dentro.





Imagem da Gaiúta de Entrada das acomodações de ré vista desde o Cockpit. Na guilhotina superior haverá uma tampa de inspeção transparente. Uma vez que nos encontremos no interior do barco, é sempre bom ver o que se passa no Convés, no Cockpit.  





Gaiúta de Entrada vista de cima.  





Gaiúta de Entrada vista desde a Sala de Estar/Refeições.