2010

Abril

Reforçei todas as emendas: encabeçamento das emendas de tope e quinas da Cabine, além das emendas desta com o convés, sendo estas filetadas. Usei emplastos de tecido saturados com resina. As do convés com três tiras de 10, 6 e 4 polegadas de largura (nesta ordem), com tecido 160g/m2 e as de sob as Asas alternando emplastos feitos com tiras de manta/tecido/tecido/manta/tecido/tecido (manta fina e tecido 160g/m2). Depois disto, usando uma só camada de tecido 160g/m2, laminei todo o teto da Cabine e do Castelo 
de Popa, dobrando sobre as duas tiras de tecido das quinas e assim formando ali uma terceira camada de tecido. 

Em seguida, iniciei a laminação do convés de boreste, concluindo uma área que vai de meia nau até à proa do Flutuador, à dobra da quina (ângulo de ataque) da Asa e à emenda longitudinal central do convés. Sempre usando uma só camada de tecido 360g/m2 colada sobre o "chanfro" lixado, resultante da diferença de largura das tiras de tecido das emendas. 

Como sempre tenho informado, trabalho só, apenas com um auxiliar. É impossível, assim, laminar grandes áreas de uma só vez. Além disto, é um trabalho que faço no tempo que me sobra da atividade profissional. Daí o sistema de laminar por etapas, mas de modo que não haja descontinuidade nas áreas críticas, como reforçamentos e emendas.     



Enquanto fazia o trabalho de laminação, fui surpreendido pela escassez de resina. Com a resina pouca não me arrisquei a continuar laminando. Parti para a instalação do motor, que eu já havia colocado sobre sua base horizontal integrada ao casco, quando precisei dimensionar o eixo, o hélice e o túnel flutuante. Convém frisar aqui que optei por colocar um motor central a diesel, quando o projeto prevê um pequeno motor a gasolina, em diagonal, dentro do compartimento que vou usar para os tanques de diesel. 

Agora, preciso do motor no lugar, para poder construir a sua cobertura (capô) sobre o assoalho da cozinha. 

Já definida a altura e a inclinação do motor para receber o eixo, fiz um gabarito e mandei construir uma base removível, com chapa inox  de 5mm, para ser parafusada na base horizontal integrada.

Abaixo, imagens do motor já em sua posição definitiva.

Acima, detalhe da base do motor.





Aqui, o motor encaixado no assoalho da Cozinha, onde será fixada a cobertura (capô).