2009

Janeiro

Continuei a cobertura do convés sobre a Asa de Boreste.

Nesta etapa, abri furos de 5/16" na longarina da borda que liga as câmaras estanques da Asa (nos que terão tampa de inspeção), ligando-os ao flutuador, para alívio da pressão calorífica nestes compartimentos. Nos que não terão tampa de inspeção, os furos serão entre estes e os compartimentos com tampa.

Todos os furos são cuidadosamente resinados antes da colagem dos painéis.


ABAIXO, CONTINUA A COBERTURA DO CONVÉS SOBRE A DE BORESTE.



 


Preparando o convés para receber o segundo painel. Já foram colados os batedores longitudinais da tampa da Caixa de Âncora.
Os batedores transversais serão colados após fixado o painel. Vê-se também a colagem dos reforços na abertura de acesso ao Porão do Flutuador.






Construindo o segundo painel do convés de boreste, vendo-se as aberturas de acesso ao Porão do Flutuador e à Caixa de Âncora. Esta, recortada parcialmente, por enquanto, para facilitar a marcação das longarinas inacessíveis, visando o prévio resinamento interno do painel. Vê-se também a colagem dos reforços na abertura da tampa de inspeção e da base do guincho de âncora.





Segundo painel do convés já fixado, vendo-se a abertura para a tampa de inspeção de uma das câmaras estanques, o acesso ao Porão do Flutuador e a colagem dos batedores da tampa da Caixa de Âncora.





Caixa de Âncora com os batedores transversais da tampa sendo colados. Note os furos de 1" (recém-abertos) para drenagem da caixa.





Construindo o terceiro painel do convés de boreste. Pode ver a colagem dos reforços das tampas de inspeção.

SEQÜENCIA MOSTRANDO A COLAGEM DOS PLANKS DE REFORÇO DE UMA DAS TAMPAS DE INSPEÇÃO  SOBRE O CONVÉS.






Cada abertura (acima) terá um rebaixado, feito posteriormente com a lixadeira, onde a tampa de inspeção será encaixada.

Enquanto não for colocada a tampa de inspeção, uma tampa falsa de compensado fino fará suas vezes, evitando a entrada de poeira nos compartimentos.
 
O projeto prevê a existência dessas tampas de inspeção nos principais compartimentos estanques existentes nas estruturas das Asas, bem como na proa e na popa de cada flutuador, para arejamento destas áreas, mas não descreve a sua colocação. Resolvi que, ao contrário das tampas existentes onde não haverá trânsito (tanques de água, proa e popa dos flutuadores, etc), as tampas sobre o convés serão todas praticamente ao nível deste, evitando 
elevações que possam provocar tropeços.

Abaixo, aberturas de arejamento na borda interna de um flutuadores (Bombordo). A abertura externa (note abertura interna de 2.1/2", na antepara) ganhará tampa de inspeção sobreposta de 6", aplicada com Sikaflex e parafusos traspassantes, porcas e ruelas.

 
 
Coberto o convés de Boreste, comecei a preparar o convés de Bombordo para sua cobertura.

Todos os compartimentos da Asa foram fibrados nas junções entre os painéis do fundo e nas da Cabine e com o Flutuador.
São três emplastos sucessivos de 8, 10 e 12 polegadas de largura, formados de manta e tecido alternadamente. Depois receberam duas demãos de resina em todo o seu interior.

Um dia inteiro de trabalho para cada compartimento, pois fileta-se pela manhã e tem-se que deixar os filetes curarem um pouco, só iniciando a fibragem na parte da tarde.

Um dos compartimentos é a Caixa de Âncora de Bombordo. Esta dá mais trabalho ainda. Entra-se pela noite, porque é toda fibrada em seu interior e não apenas nas junções, levando as três camadas de emplasto.

Veja como ficou (ainda sem os drenos):



Note os reforços transversais (dois) existentes em cada compartimento das Asas. Adianto que haverá uma forração de borracha na espessura adequada, para que os ferros não danifiquem o revestimento da Caixa.

FOTOS DO CONVÉS DE BORESTE TOTALMENTE COBERTO




Pena que o espaço do galpão não permite uma foto com ângulo mais aberto.


<<< Anterior Início >>> Próximo