2009

Abril


Instalei o motor em sua base. Ali ele aguardará pela construção do capô --- com isolamento termoacústico --- e pelas instalações, enquanto continuarei os trabalhos de cobertura do barco.

Na seqüência, construi uma antepara central dividindo a sala de estar/refeições da última seção do casco (popa), onde situarei um segundo banheiro. Foram alterações que também me permiti fazer no layout do Aragem, visando melhor acomodar a tripulação e dar-lhe mais privacidade. Estendendo o Castelo de Popa até o final, onde ele se encontrará com o painel inclinado em ângulo correspondente aos estais de popa, ganharei um bom
espaço a ser ocupado pelo banheiro e mais uma circulação lateral de acesso ao mesmo.

Originalmente, aquele espaço seria ocupado para embutir a mesa de correr. No novo arranjo, a mesa com seu pedestal serão fixos na anterara central e terá um lado (bombordo) rebatível, permitindo o acesso à circulação lateral e ao banheiro. Deste mesmo lado, a bancada de assento será dobrável para cima, facilitando o acesso.

Relembrando, como descrito em resenha anterior, um segundo beliche simples também foi disponibilizado (o desenho prevê apenas um beliche simples e um duplo), tornando-se desnecessário usar-se o espaço sob a mesa para estender um colchonete.



SEQÜÊNCIA MOSTRANDO A INSTALAÇÃO DO MOTOR EM SUA BASE




Aqui vê-se o motor ainda em sua caixa. A velha grua foi novamente montada e nela instalada a talha que subiu o motor até o convés.


O motor já desencaixotado.



O motor foi içado até o convés.



O motor deslizando sobre duas tábuas que formam uma rampa do convés até à base.


 
Após a descida do motor, a talha foi presa a uma travessa montada sobre a Cabine, exatamente sobre a base do motor (visto aqui ainda com a sua base de embalagem). O motor será novamente içado, só enquanto a base de embalagem é retirada. Aí ele será parafusado à sua base definitiva.



O motor finalmente fixado em sua base, pronto para as instalações e aplicação da cobertura (capô). Originalmente, um motor bem menor, a gasolina, seria instalado em diagonal no compartimento vazio visto a bombordo. Este modelo YANMAR (GYM30), compacto e leve, é largamente usado em barcos do modelo e do porte do Aragem


CONSTRUÇÃO DA ANTEPARA CENTRAL DO CASTELO DE POPA

O projeto não previa um Castelo de Popa estendido. Ele ía apenas até um pouco além do vau central, onde encontrava o espelho em ângulo reto. O espaço restante era ocupado por uma pequena estante de livros e pela mesa embutida. Aproveirei o vau central e as cavernas adjacentes para montar a antepara, que não tem função estrutural, mas apenas de dividir o ambiente de estar/refeições do banheiro de popa, este com porta de correr dando para a circulação lateral. Veja:



Construindo o vau central do Castelo de Popa.



SEQÜÊNCIA MOSTRANDO A CONSTRUÇÃO DA ANTEPARA CENTRAL DO CASTELO DE POPA